Biografia
- Yves-Michel Marti é um engenheiro graduado em Telecomunicações em uma das “Grandes Escolas” de topo françesas, possui dois Mestrados em Ciências pela Universidade de Grenoble e um MBA do INSEAD.
- Ocupou cargos técnicos, comerciais, de marketing e como gestor sénior durante sua passagem pela Dassault Electronique (França), Pacific Monolithics (USA), Hewlett Packard (EUA) e Lucas Industries (Grã-Bretanha).
- Em 1992, é co-fundador do ramo francês da associação SCIP (Sociedade dos Profissionais de Inteligência Competitiva) que conta com cerca de quatrocentos membros em França e mais de oito mil a nível mundial.
- Em 1994, funda a Egideria, uma empresa especializada em inteligência competitiva, listada como uma das empresas de topo francesas pelo boletim informativo Inteligência Online de 2003 e 2006, e pelo jornal diário Le Figaro em 2007.
- Lecionou na Universidade da Califórnia em Berkeley e deu palestras na Universidade Stanford, no HEC e no Institut des Hautes Etudes de la Défense Nationale (Instituto de Estudos Superiores da Defesa Nacional), onde frequentou um curso avançado de Inteligência Competitiva em 1999. Ele é orador frequente em eventos internacionais.
- Yves-Michel Marti fala seis línguas. É um fotógrafo entusiasta e ainda guitarrista clássico e de flamenco.
Prémios
- 2001: Melhor orador da conferência anual Food Forum em Amesterdão.
- 1999: Eleito como um dos melhores vinte oradores de 1999 pelos clientes da Celebrity Speakers.
- 1996: Seu livro “L’Intelligence Economique: les yeux et les oreilles de l’entreprise” foi premiado com o Melhor Livro Europeio em Gestão Empresarial pelo jornal Financial Times e foi votado como um dos três melhores de todo o mundo.
- 1989: Premiado com $250.000 pela American National Science Foundation pelo desenvolvimento de uma nova arquitetura de computação paralela.
- 1976: Prémio para o melhor delegado e melhor delegação no concurso nacional universitário de ciências políticas «Modelo United Nations», em Ann Arbor, Michigan, EUA.